Hoje eu resolvi dar uma dica pra facilitar a vida de quem quer agregar um pouquinho mais de sabor e saúde na alimentação da família.
Para fazer o Sal de Ervas, você vai precisar de:
- 1/2 kg de Sal Grosso
- 30 g de Alho desidratado
- 50 g de Cebola desidratada
- 1 cs de Tomilho
- 1 e 1/2 cs de Alecrim
- 1 e 1/2 cs de Orégano
- 2 cs de gergelim
Gergelim, que eu já guardo moído. |
Você pode acrescentar qualquer outra erva desidratada que você goste. Só tome cuidado com a quantidade, pois algumas possuem o sabor bem acentuado.
Agora, é só bater tudo liquidificador e guardar num potinho com tampa.
Se a potência do seu liquidificador for boa, você pode colocar tudo de uma vez. Se for baixa, recomendo bater aos poucos.
O Sal de Ervas é ótimo para temperar qualquer tipo de comida - eu uso para tudo (arroz, feijão, carnes), inclusive saladas!
Já o Gersal eu uso para as receitas em que eu não quero que haja alguma interferência no sabor, como receitas de pães ou biscoitos.
Mas por que eu acrescento gergelim ao sal?
Vou explicar:
Primeiro: o gergelim não altera o sabor do sal. Se você não contar, ninguém nota que há algo diferente ali. (Ok, talvez note por causa da cor - fica um pouquinho menos branco, mas não nota pelo sabor. Sério!)
Segundo: o gergelim é um alimento
Terceiro: ainda precisa de motivos pra ter mais saúde sem praticamente nenhum trabalho? Bora consumir mais gergelim minha gente!
E por que usar o sal grosso se o refinado já tá pronto?
Pra quem não sabe, o sal grosso e o sal marinho são a mesmíssima coisa! Algumas marcas escrevem "sal marinho" só para cobrar mais caro!
O Sal Marinho contém cerca de 84 elementos que são perdidos durante o processo de refino (ou refinamento) e lavagem para a produção do sal refinado, dentre eles enxofre, bromo, magnésio e cálcio. Além de perder seu valor nutritivo, o sal refinado possui adição de substâncias branqueadoras e para deixar o sal mais "soltinho".
Vale lembrar que qualquer produto refinado (farinha, açúcar, sal) perde
Nenhum comentário:
Postar um comentário