quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bisnaguinha, que minha vizinha jura que é melhor do que as que vendem por aí...

 Eu amo pão! Amo fazer e amo comer!
 Eu tenho muitas receitas de pão e é até difícil escolher uma para inaugurar o post dos pães!
 Hoje eu resolvi fazer uma bisnaguinha bem gostosinha... É fácil de fazer, rende muuuito e ainda pode ser congelada sem perder a graça e o sabor!
 A receita original eu peguei aqui.

 Para fazer os pãezinhos você vai precisar de:



- 100 g de fermento biológico fresco
- 1 xícara de água
- 1 xícara de leite morno (não tinha o fresco hoje, então usei leite em pó)
- 1 xícara de açúcar (usei demerara)
- 1 xícara de óleo (usei de girassol)
- 1 colher de café de sal
- 4 ovos (usei caipira)
- Quanto baste de farinha de trigo (usei 1 kg + 1 1/2 xícara)

 Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha. Reserve.
 Coloque a farinha (1kg) em uma bacia e despeje a mistura batida no liquidificador, mexendo devagar.



 Depois de misturar bem, despeje a massa numa superfície lisa e enfarinhada. Agora vem a hora de fazer uma forcinha e sovar a massa! Vá acrescentando mais farinha (se necessário) até a massa começar a desgrudar das mãos (mas não ficar dura!)


 Sove bem por uns 5 minutos até a massa ficar lisa assim:



 Coloque a massa numa bacia e deixe crescer por cerca de 1 hora.
 Estava assim:


Vai ficar assim:


 Modele os pãezinhos (eu faço bolinhas).


 Coloque numa forma untada e enfarinhada.


 Deixe crescer novamente até ficar assim:



 Pincele gemas (opcional).



 Asse em forno médio até os pães estarem douradinhos.




 Claro que depende muito do tamanho dos pãezinhos que você modelar, mas aqui em casa, rendeu uns 60 pães!



 * Dica Esperta: Quanto mais você sovar a massa, mais macio o pão ficará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário