terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Antepasto: Escabeche de Sardinha

 Certa vez eu estava na fila da peixaria e fiquei perguntando os preços para o atendente... Um senhorzinho que estava atras de mim me perguntou porque eu não levava sardinha, que era extremamente saudável e estava com um preço ótimo!
 - Porque eu nunca fiz sardinha! - Eu confessei...
 - Faz um escabeche!!! Fica delicioso e dura dias na geladeira!
 Ele me convenceu e eu comprei a tal sardinha. Cheguei em casa e fui descobrir como limpar e preparar... E eu gostei tanto que já repeti várias vezes! E sempre tem alguém querendo levar um pouquinho pra casa...




 Pra fazer esse antepasto super saudável você vai precisar de:




- Sardinha limpa - sem escamas e sem cabeça (usei 2 kg)
- 5 tomates
- 2 cebolas grandes
- 4 dentes de alho
- Suco de 1 limão
- 1 xícara de Azeite
- 1 xícara de Vinagre
- Sas a gosto


Corte o tomate e a cebola em fatias finas.


 Tempere o peixe com um pouquinho de sal e o suco de limão.



 Numa panela de pressão, coloque um pouco de azeite e faça camadas, colocando primeiro a cebola.



 Depois o tomate:


 Depois o peixe:




 Acrescente sal e alho:


 E faça mais camadas até acabarem os ingredientes:



 Por cima de tudo despeje o azeite e o vinagre:


 Tampe a panela e quando pegar pressão, deixe por 50 minutos. Depois desligue e deixe sair a pressão sozinha. 
 Conserve na geladeira. Eu acho que sempre fica mais gostoso consumir no dia seguinte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário